Para você, que é responsável por assessoria de imprensa e marketing digital, compartilhamos tendências que seu time e suas agências devem considerar nos planejamentos de comunicação para 2024.
Este fim de ano chegou muito mais rápido do que esperávamos e trouxe com ele a ansiedade eterna de repensar o que fizemos e de encontrar novos caminhos para o ano que entra.
Segundo o relatório de previsões da Forrester, 2024 não será diferente de 2023 em relação à insegurança econômica, ao ambiente político tenso e à aceleração das inovações tecnológicas. Por outro lado, o instituto prevê que o índice de confiança do consumidor em negócios incumbentes e em startups terá um declínio de 10%.
Portanto, o trabalho de PR, leia-se: o mix de assessoria de imprensa com marketing digital, torna-se cada vez mais crítico. Reunimos aqui algumas previsões da Forrester e outras do mercado, além da nossa visão do que vem por aí:
1. A pressão por resultados de assessoria de imprensa só vai aumentar.
Se Benjamin Franklin vivesse na era de PR, é possível que tivesse editado sua famosa frase sobre incertezas, da seguinte forma: “neste mundo, nada é garantido, exceto morte, impostos e o aumento da exigência de clientes para sair na mídia”. Ainda bem! Afinal de contas, é por isso que nos contratam. A realidade é que ano após ano, cresce a pressão da liderança por resultados em todas as áreas do negócio, e isso inclui a presença na mídia. Para nós, profissionais da área, nossa sobrevivência em 2024 vai depender, em grande medida, da nossa capacidade de demonstrar o valor do nosso trabalho de uma forma simples, clara e certeira.
Imagine saber exatamente o que seus clientes querem e precisam ter de informações para se convencerem a escolher a sua marca. Metodologias de pesquisa e ferramentas de monitoramento movidas por AI facilitarão, cada vez mais, a obtenção de dados estatísticos e comportamentais de consumidores e de clientes. É com base nesses dados que você deve desenvolver sua estratégia de storytelling, com precisão quase cirúrgica.
3. A Inteligência Artificial será a “funcionária” mais ocupada das agências.
Agora que a novidade das ferramentas de busca movidas a IA passou, a partir de 2024, elas vão se tornar imprescindíveis para apoiar os times na redação de textos, transcrições, traduções, monitoramento, arte e muito mais. Mas é importante ficar alerta em relação aos seguintes aspectos: 1. ChatGPT e Bard ainda não estão totalmente aptos a “discutir” todos os temas. Por isso, olhos abertos, não confie 100%, cheque fontes alternativas; e 2. Os robôs de busca irão, cada vez mais, valorizar e priorizar conteúdos autênticos, como histórias ou aspas, na voz de líderes, porta-vozes e nos depoimentos de clientes. Portanto, a ajuda do ChatGTP será bem-vinda como base de pesquisa, mas o texto final sempre vai precisar de muita autenticidade.
4. Comunidades digitais vão ganhar cada vez mais força.
Marcas inovadoras vão continuar a investir em comunidades digitais para reunir pessoas com interesses em comum que navegam entre ferramentas, consumindo e compartilhando informações. Ser a marca que promove informações úteis para essas comunidades é uma estratégia que se paga no longo prazo. Em 2015 criamos, com a Liberty Seguros, a comunidade digital Mulheres Seguras, cujo objetivo é apoiar, promover e discutir o empreendedorismo feminino. Começamos com um blog e redes sociais e hoje, a comunidade se tornou um movimento da Liberty, com treinamentos com impacto positivo para mais de 4 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. Segundo dados divulgados no Fire Festival 2023, hoje, 45% da geração Z no Brasil participa de uma comunidade digital.
5. Blogs voltam a ser o coração das estratégias de conteúdo e das comunidades digitais.
Blogs têm um papel fundamental para awareness, tráfego e autoridade de marca. Empresas que têm um blog conquistam 13 vezes mais resultados, de acordo com uma pesquisa da ferramenta Semrush. Eles são o centro das estratégias de conteúdo e fomentam as comunidades digitais com informações úteis para consumidores e clientes.
6. Podcasts vão continuar a crescer.
Eles já são mais de 2 milhões globalmente e têm espaço garantido em nosso mailing. Em 2024, o número vai crescer e a influência dos podcasters também. Exemplos de podcasters brasileiros influentes para negócios, incluem a jornalista Juliana Prado do CBN Professional. E podcasts como Do Xero Ao Topo e o Hipsters Ponto Tech de tecnologia. Ainda segundo dados, no Brasil, apenas 38% das pessoas escutam podcast, portanto a oportunidade é gigantesca.
7. Influenciadores tornam-se ainda mais influentes.
O Brasil é o 2º maior país em número de influenciadores. Conforme uma pesquisa do IAB Brasil, 92% dos brasileiros seguem dicas de influenciadores digitais. Para profissionais de assessoria de imprensa e de marketing digital, é fundamental aprender a selecionar e trabalhar com os diversos tipos de influenciadores – Macro, Micro, Nano, e os famosos CGIs (imagens geradas por computadores).
No final das contas, sabemos que tudo vai continuar a mudar. Portanto, o que vai fazer toda a diferença para profissionais de PR será nossa agilidade de aprendizado. Segundo meu professor da Universidade de Columbia, Warner Burke e seu sócio David Hoff, agilidade de aprendizado quer dizer, leigamente, saber se virar em qualquer situação. O Assessment Burke identifica skills necessários para o desenvolvimento de agilidade de aprendizado, entre eles: ser adaptável, veloz, flexível, ter abertura para experimentar e para topar projetos mais complexos e manter-se sempre atualizado.
Aqui na SmartPR, agilidade de aprendizagem é e sempre foi um grande foco para o nosso time. Não é à toa que reinventamos PR, desde 2002.
Sucesso no seu planejamento de 2024 e qualquer coisa, estamos por aqui para te apoiar.
É só marcar um papo!
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Trabalhamos de todo lugar, mas se quiser passar para um café, nosso escritório fica na:
Al. Rio Claro, 241 - São Paulo/SP
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