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Como montar um dreamteam de assessoria de imprensa - a jato

Silse Martell • June 20, 2024

Você gostou da agência, mas tem pressa. Eles dizem que montam uma equipe em 15 dias. Vale a pena apostar?


Vale! Se a assessoria de imprensa souber montar um time competente alinhado com os seus objetivos e com o ritmo da sua empresa, confia que vai dar tudo certo. 


Aqui na SmartPR, incentivamos comportamentos de "
Agilidade de Aprendizado". É a flexibilidade para se virar nos 30, a habilidade de aprender voando, de chegar chegando e de performar rápido. Já montamos times nestas situações para grandes contas como Amazon, Netflix, YouTube, Google for Startups, Cornershop by Uber, Waze, Pinterest entre muitas outras marcas. 


Nessa hora, a reputação faz toda a diferença: a da agência como marca empregadora e a das interfaces como clientes de agência. 


É comum que bons profissionais de PR tenham 'trauma' de trabalhar em agência. Por isso, quando compartilhamos nosso propósito de construir a melhor experiência de trabalho de qualquer agência e explicamos nossa proposta de valor para pessoas colaboradoras, temos meio caminho andado. Profissionais de PR querem trabalhar em agências com culturas bem estabelecidas, em ambientes emocionalmente saudáveis, onde possam aprender e crescer.


Da mesma forma, a reputação das empresas e das interfaces como clientes de agência tem um peso enorme quando precisamos especificamente para uma empresa. Histórias de relações tóxicas entre cliente e agência correm o mercado e já tivemos muitas ofertas de emprego negadas por conta disso. 


Como saber se a agência tem expertise para montar um time à jato? 6 pontos que não podem faltar no seu checklist:


  1. Evidências de boas práticas de recrutamento e seleção - A agência mantém bons profissionais no radar? Tem uma base de dados de currículos interessantes de pessoas já entrevistadas, validadas e consideradas para possíveis oportunidades? Tem uma boa descrição de como entrevistam? Anunciam vagas nas redes sociais? Pesquisa referências?
  2. Programa de desenvolvimento, desde o primeiro dia - Há um processo de onboarding estruturado e com acompanhamento mensal? Como a agência desenvolve as pessoas?
  3. Definição conjunta das competências necessárias - Há no processo de contratação uma reunião prevista para a definição conjunta das competências e habilidades do time? Há uma preocupação com a complementaridade do time para garantir que cada pessoa escolhida tenha um talento específico a contribuir? A empresa incentiva Agilidade de Aprendizado?
  4. Possibilidade de entrevistar profissionais - Há abertura para você entrevistar os profissionais, se assim o desejar?
  5. Discussão de orçamento, escopo vs margem saudável - A agência parece disposta a trabalhar por qualquer fee, ou há uma conversa honesta sobre o custo de pessoas e o escopo que pode ser entregue sem arriscar a saúde das pessoas e a situação financeira da agência? Por mais que vocês, clientes, precisem de desconto, no final das contas, acreditem. ESG precisa valer para os dois lados, sem sustentabilidade, um bom serviço não para de pé.
  6. Energia positiva e capacidade de "vender o peixe" - Como você avalia o nível de energia positiva da liderança e a capacidade de convencimento deles para atrair pessoas no curto prazo necessário para o projeto?



Como diz a Karina Lotze, CEO da agência, e expert na formação de times, "
tudo isso é como um jogo de quebra-cabeças, cada peça tem que encaixar no lugar certo e isso se dá pela 'química' entre o cliente, as pessoas, o ambiente e a cultura da agência"


Quer saber mais sobre os nossos times e projetos que entregamos? Marque
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