Se thought leadership ainda não está nos seus planos, repense. Essa antiga estratégia de PR de repente está na moda de novo. Notícia boa, porque thought leadership é PR raiz. É a essência do nosso trabalho. É algo que amamos fazer na SmartPR. Mas percebemos que há no mercado uma confusão entre thought leadership e geração de conteúdos, como blogs e a gestão dos perfis de executivos nas redes sociais. Por isso resolvemos escrever sobre o tema.
O que é thought leadership?
É uma estratégia de PR que consiste na curadoria e no compartilhamento da expertise de uma empresa, por meio dos seus porta-vozes que, por sua vez, se tornam thought leaders. Mas não se trata de qualquer tipo de expertise. E sim de informações educativas, originais e úteis para um setor, para um tipo de negócio, ou até para a humanidade. Por originais, leia-se: temas ainda não amplamente explorados. O objetivo de um programa de thought leadership é construir autoridade de marca.
O que não é thought leadership?
A resposta está no primeiro parágrafo. Não é simplesmente cuidar da imagem de executivos e executivas nas redes sociais. Tampouco é atender ao pedido de uma executiva que quer se tornar conhecida por ser uma boa líder – embora isso seja bom para a gestão de marca empregadora e para a carreira dela.
É compartilhar com o mercado, e até mesmo com os concorrentes, a expertise da empresa em temas originais e relevantes.
Exemplos famosos de thought leadership
A Mayo Clinic é uma rede americana de saúde, fundada em 1846 e conhecida por ter os melhores hospitais do mundo. Em 2001, criou um site de informações médicas para consumidores, mesmo que poucos deles tenham a sorte de serem pacientes da rede. O site é hoje uma das principais fontes de conteúdos médicos. Os últimos dados do Semrush dão conta de que, de abril a junho de 2023, o site teve mais de 168 milhões de visitas. A Mayo Clinic não promove seus serviços no blog, apenas compartilha informações úteis sobre saúde.
As grandes consultorias internacionais são excelentes exemplos de programas de Thought Leadership. A Deloitte, por exemplo, conduz pesquisa e análise sobre temas que impactam e influenciam líderes de TI, em todos os setores e indústrias, trazendo como complemento o contexto cultural e econômico. Um exemplo de como compartilhar seus conteúdos é o relatório anual Tech Trends, publicado sempre em dezembro.
5 dicas de como construir a estratégia de thought leadership da sua empresa:
A diferença entre reputação e autoridade
Reputação é o conjunto de percepções que temos sobre uma marca, sobre uma pessoa ou empresa. Ela abrange vários aspectos: por exemplo, quando você é mal atendido, a marca fica com a reputação de ter mau atendimento. Quando um produto quebra na primeira semana, a marca fica com reputação de baixa qualidade.
Já autoridade é definida pelo blog The Content Authority como o nível de expertise, conhecimento e influência que uma pessoa ou organização tem acerca de um tema ou de um setor. Outra forma de utilizar o termo autoridade hoje em dia diz respeito à análise da eficácia do SEO de sites e domínios. Quanto mais tráfego orgânico e backlinks o site tiver, melhor estará rankeado em autoridade, de 1-100.
Portanto o objetivo de thought leadership deve ser gerar autoridade, o que sem dúvida nenhuma contribui para a construção da reputação positiva da empresa.
Mas não espere ou prometa resultados de curto prazo. Autoridade leva tempo, é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros. Para chegar lá, arregace as mangas e comece a seguir algumas das dicas que colocamos aqui.
Se precisar de ajuda, conte com a SmartPR. Thought leadership é com a gente mesmo!
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