Growth Marketing & PR: como unir os dois conceitos para ajudar a sua empresa crescer.
Criado em 2010 por Sean Ellis da Dropbox, Growth Marketing reúne tecnologias de internet, estratégias de PR e automação de base para acelerar vendas. Dentro do conceito, a jornada de compras dos clientes é planejada em estágios que vão de Awareness a Aquisição, Ativação, Retenção e Recomendação. A cada estágio, profissionais de Growth Marketing aplicam formas inteligentes de influenciar clientes a passarem para a próxima fase da compra. Estas “formas” são conhecidas como “Growth Hacks”.
Para a SmartPR, PR é a junção de Assessoria de Imprensa com Marketing Digital.Criamos conteúdos para que toda a vez que prospects, clientes, investidores e outros públicos derem um Google para procurar informações associadas a seu produto ou serviço, a sua marca aparecer de forma positiva -- em blogs, nas redes sociais e na mídia -- em todas as fases da jornada de compras.
A boa notícia para líderes de marketing e founders de startups, é que os custos de PR são infinitamente menores do que os orçamentos milionários de publicidade do passado. E quando o planejamento de PR é feito na lógica de Growth, os resultados são surpreendentes.
A história do PR
Inspirado no
infográfico compartilhado recentemente pelo
PR News IO, criamos nosso jeito de contar a história de PR, dividida nas seguintes partes:
Como tudo começou

O que levar em conta na hora de planejar:
- Defina personas, pesquisando e analisando informações demográficas e hábitos de compra dos seus próprios clientes.
- Otimize o site da empresa, com estratégias de SEO.
- Planeje suas ações de PR pensando em como contribuir mais para acelerar cada etapa do funil de vendas.
- Se a sua empresa ainda não tem blog, batalhe para criar um, venda internamente a importância de blogs para aumentar o tráfego orgânico da marca. Se o blog for internacional, insista na importância de criar um para o mercado brasileiro. A conversa tem que ser relevante para quem está fazendo buscas. Segundo o site Optinmonster, empresas que priorizam blogs conquistam 13X mais resultados do que as outras.
- Apresente resultados de PR de acordo com o conceito de Growth Marketing, de Awareness a Recomendação.
Dar um Google antes de tomar qualquer tipo de decisão hoje faz parte da vida e do vocabulário de todos nós, tanto no privado, quanto no profissional. Portanto, pensar no crescimento de um negócio, à luz desta realidade, faz todo o sentido.
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